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SISCOSERV – SOLUÇÃO DE CONSULTA – LANÇAMENTO DO FRETE INTL PELO IMPORTADOR

Segue abaixo a íntegra do inteiro teor da Solução de Consulta 10.027/2014 de 19/11/2014
Resumo: aponta para o importador como responsável pelo lancamento do frete internacional no siscoserv. Solução de Consulta nº  10.027 – SRRF10/Disit                                             Data                                     19 de novembro de 2014 Processo                                           Interessado                                         CNPJ/CPF                                                                                                                             ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS                                          SISCOSERV.                         SERVIÇO                      DE            TRANSPORTE                             DE            CARGA.                                          INFORMAÇÕES. RESPONSABILIDADE.                                            O  importador  de  mercadorias,  residente  ou  domiciliado  no  Brasil,  que                                          adquirir serviço de transporte internacional de residente ou domiciliado no                                          exterior, deve registrar esse serviço no Siscoserv, ainda que sua aquisição                                         tenha ocorrido por meio de intermediário, que age em nome do tomador ou                                         prestador dos serviços, nos limites dos poderes a ele conferidos.                                          SOLUÇÃO   DE   CONSULTA   VINCULADA   ÀS   SOLUÇÕES   DE                                          CONSULTA COSIT Nº 66, DE 14.03.2014, E Nº 257, DE 26.09.2014.                                         Dispositivos  Legais:  Decreto-Lei  nº  37,  de  1966,  art.  37,  §  1º;  Lei  nº                                          10.406,  de  2002  (Código Civil),  arts.  710,  730  e  744;  Lei  nº  12.546,  de                                          2011, arts. 24 e 25; IN RFB nº 800, de 2007, arts. 2º, II, e 3º; IN RFB nº                                          1.277, de 2012; Portaria Conjunta RFB/SCS nº 1.908, de 2012; IN RFB nº                                          1.396, de 2013, art. 11; Portaria Conjunta RFB/SCS nº 1.895, de 2013.                                                                                                 Relatório  1.                                      O  interessado,  pessoa  jurídica  de  direito  privado,  que  atua  no  “comércio varejista de materiais de construção”, vem, na forma da Instrução Normativa RFB nº 1.396, de  16  de  setembro  de  2013,  formular  consulta  acerca  da  obrigação  de  prestar  informações relativas às transações entre residentes ou domiciliados no Brasil e residentes ou domiciliados no exterior que compreendam serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no  patrimônio  das  pessoas  físicas,  das  pessoas  jurídicas  ou  dos  entes  despersonalizados,  nos termos  da  Instrução  Normativa  RFB  nº  1.277,  de  28  de  junho  de  2012,  que  devem  ser registradas  no  Sistema  Integrado  de  Comércio  Exterior  de  Serviços,  Intangíveis  e  Outras Operações   que   Produzam   Variações   no   Patrimônio   (Siscoserv),   instituído   pela   Portaria Conjunta  RFB/SCS  nº  1.908,  de  19  de  julho  de  2012,  editada  pela  Secretaria  da  Receita Federal   do   Brasil   (RFB)   e   pela   Secretaria   de   Comércio   e   Serviços   do   Ministério   do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS).                                                                                                                                           &nbs p;                                                   1  
———————– Page 2———————– Solução de Consulta n.º 10.027                                                                                                         SRRF10/Disit Solução                                                                                                                                                 Fls. 46                                                                                                                                                             2.                              Informa  que  “promove  a  importação  de  bens  e  para  isto  contrata  a prestação de serviço de frete internacional em suas diversas modalidades” e que, nesta relação, há “um agente ou NVOCC representando o transportador”.   3.                              Com base na 6ª versão do Manual  Informatizado do Siscoserv  –  Módulo Aquisição,  aprovada  pela  Portaria  Conjunta  RFB/SCS  nº  1.284,  de  9  de  setembro  de  2013, entende estar obrigado a registrar o “serviço de frete internacional no Siscoserv”, pois “possui vínculo com o residente ou domiciliado no exterior no momento da contratação da prestação do serviço  mesmo  havendo  a  subcontratação  de  residente  ou  domiciliado  no  Brasil”.  Em  vista disso, informa que “está procedendo com as declarações dos fretes internacionais em quaisquer de suas modalidades no módulo aquisição do Siscoserv”. 4.                              Estes são os serviços contratados pelo interessado:                                 Serviço de transporte internacional de longo curso na modalidade marítimo de                                 cargas gerais, embarcadas em container.                                   Classificação NBS adotada e pretendida: 1.0502.14.90                                 Serviço de transporte internacional de longo curso na modalidade marítimo de                                 cargas gerais unitizadas.                                 Classificação NBS adotada e pretendida: 1.0502.13.20                                   Serviço de transporte internacional na modalidade aérea de cargas gerais.                                   Classificação NBS adotada e pretendida: 1.0503.90.00 5.                               Solicita, ainda, que seja reconhecida “a inexigibilidade da multa aplicável conforme artigo 10 da IN 1.396 de 17/09/2013 até o trigésimo dia após a ciência da Solução de Consulta”. 6.                              Por fim, apresenta seus questionamentos nos exatos termos abaixo:                                 – Recebimento da presente Consulta vez que pertinente;                                 –  Que seja confirmada de quem é a responsabilidade pelo registro dos serviços                                 acima  mencionados  perante  o  Siscoserv  para  que  possa  ser  definitivamente                                 adotado pela Consulente;                                 –  Que seja reconhecida a inexigibilidade da multa aplicável conforme artigo 10                                 da  IN  1.396  de  17/09/2013  até  o  trigésimo  dia  após  a  ciência  da  Solução  de                                 Consulta pelo consulente e/ou seu procurador. Fundamentos 7.                              De acordo com as informações prestadas pelo consulente constata-se que sua dúvida reside em saber de quem é a responsabilidade pelas obrigações acessórias relativas ao  Siscoserv,  decorrentes  dos  serviços  de  transporte  internacional,  nos  modais  aéreos  e marítimos, na importação de bens, quando há um agente representando  o transportador ou o consolidador estrangeiro NVOCC (Non- Vessel Operating Common Carrier).                                                                                                                                                                                          2  
———————– Page 3———————– Solução de Consulta n.º 10.027                                                                                                     SRRF10/Disit Solução                                                                                                                                             Fls. 47                                                                                                                                                       8.                             Em relação ao “serviço de frete internacional” adquirido pelo interessado por  meio  de  um  intermediário,  na  condição  de  agente  representando  o  transportador  ou  o consolidador  estrangeiro  (NVOCC),  observa-se  que  a  questão  já  foi  objeto  de  manifestação pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), por meio das Soluções de Consulta Cosit nº 66, de  14  de  março  de  2014,  e  nº  257,  de  26  de  setembro  de  2014  (disponíveis  no  endereço eletrônico  a  seguir  especificado),  cujo  entendimento,  no  que  interessa  à  solução  da  presente consulta,  será  reproduzido  nos  itens  9  a  25  abaixo,  conforme  determinação  do  art.  22  da Instrução Normativa RFB nº 1.396, de 2013, constituindo-se esta em uma Solução de Consulta Vinculada.                                http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/SolucoesConsultaCosit/2014.htm 9.                             A Lei nº  12.546, de 14 de dezembro de 2011, em seu art. 24, autorizou a criação da Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (NBS) e das suas respectivas Notas Explicativas (Nebs), as quais, por sua vez, foram instituídas pelo Decreto nº 7.708, de 2 de abril de 2012. 10.                            A  lei  também  estabeleceu,  em  seu  art.  25,  a  obrigação  de  prestar,  ao Ministério  de  Desenvolvimento  Indústria  e  Comércio  (MDIC),  informações  relativas  às transações  entre  residentes  e  não  residentes,  que  compreendam  serviços  e  intangíveis.  O responsável pela declaração referente à prestação de serviços é o tomador ou o prestador de serviço residente ou domiciliado no Brasil.   11.                            Logo, se tomador e prestador forem ambos residentes ou domiciliados no Brasil, não surge a obrigação de prestação de informações. 12.                            A  obrigação  acessória  de  prestar  informações  à  Secretaria  da  Receita Federal  do  Brasil  sobre  tais  transações,  por  sua  vez,  foi  instituída  pela  Instrução  Normativa RFB nº 1.277, de 2012.   13.                            Nesse contexto, a Portaria Conjunta RFB/SCS nº 1.908, de 2012, criou o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que produzam variação no patrimônio (Siscoserv) para fins de registro dessas transações. Segundo o § 10 do art. 1º da Portaria, o registro observará as normas complementares estabelecidas nos manuais relativos ao sistema. 14.                            Há dois manuais, um para o chamado “Módulo Aquisição” do Siscoserv e outro para o “Módulo Venda”, cuja 8ª edição de ambos (a mais recente quando da feitura desta solução) foi aprovada pela Portaria Conjunta RFB/SCS nº 1.895, de 30 de dezembro de 2013. 15.                            No tocante à transação envolvendo os serviços, para identificar o tomador ou  o  prestador  –  e,  logo,  definir  responsabilidades  quanto  à  prestação  de  informações  no Siscoserv  –,  dizem  os  referidos  manuais  que  o  relevante  é  a  relação  contratual,  cuja caracterização independe de contratação de câmbio, do meio de pagamento ou da existência de um instrumento formal de contrato. A dificuldade, contudo, é delinear tal relação. 16.                            Tendo   em           vista   que   a   operação   descrita   pelo                   consulente   envolve intermediários, é de suma importância atentar para os vínculos obrigacionais efetivamente nela estabelecidos.   16.1.                          É relevante verificar quem são os intervenientes envolvidos na prestação, se  somente  o  tomador  e  o  prestador,  ou  se  há  a  interposição  de  terceiros.  Note-se  que  esses                 & nbsp;                                                                                                                                 3  
———————– Page 4———————– Solução de Consulta n.º 10.027                                                                                                     SRRF10/Disit Solução                                                                                                                                             Fls. 48                                                                                                                                                       últimos ora se apresentam na qualidade de intermediários, quando oferecem, ao adquirente, em regra  agindo  em  nome  e  sob  responsabilidade  próprios,  serviços  a  serem  executados  pelo prestador   (comissários,   agentes,   distribuidores,   corretores   etc);   outras   vezes,   surgem   na qualidade de representantes diretos do tomador ou do prestador, agindo em nome de um ou de outro, conforme o caso  (procuradores,  gestores  de  negócios  etc.). A ação do intermediário é acessória, pois se presta a promover a realização de outro negócio (principal), enquanto a ação do representante, quando levada a efeito em nome do tomador ou do prestador, substitui a ação do representado na prática do próprio ato e na administração de seus interesses.   16.2.                          Vê-se, também, que, quando tomador e prestador realizam seus negócios sem a interposição de terceiros basta a identificação da natureza do serviço, fundamento para a sua  correta  classificação  na  NBS,  para  que  o  residente  no  Brasil,  obrigado  à  declaração  no Siscoserv, informe a ocorrência da operação, resultando adimplente perante a administração. Importa ressaltar que, se o prestador do serviço é aquele obrigado à sua execução, o tomador é aquele a quem aproveita a realização do serviço. 16.3.                          Porém,   em   outros   casos   se   impõe   resolver,   concomitantemente,   as seguintes questões: quem presta o serviço, qual é o serviço em tela e a quem ele é prestado? Se acontecer   a   intermediação   do   ato   realizado   pelo   intermediário   normalmente   decorrerão simultaneamente  duas  ou  mais  relações  obrigacionais  que  eventualmente  interessarão  para efeitos de declaração:                                  a)  o  intermediário,  quando  promove  a  aquisição  do  serviço  (principal), estabelece para o prestador obrigação de executá-lo em proveito do tomador, sendo esse último normalmente  obrigado  a  pagar  o  preço  correspondente.  Sendo  um  domiciliado  no  exterior  e outro  no  Brasil,  esse  serviço  será  objeto  de  declaração,  independentemente  do  domicílio  do intermediário;                                b)  também  deriva  daí  a  obrigação  de  remunerar  o  intermediário  pelo serviço (acessório) por ele prestado, podendo essa obrigação recair sobre o prestador do serviço principal ou, menos comum, sobre o adquirente do serviço principal. Outra vez, a depender do domicílio do prestador do serviço de intermediação e do domicílio daquele a quem aproveita o serviço, um dos dois poderá ser obrigado a declará-lo;                                c)  por  fim,  dependendo  da  natureza  do  negócio,  poderão  decorrer  do mesmo  ato  a  realização  de  outros  serviços  como,  por  exemplo,  de  assistência  ou  suporte  à realização do serviço principal, também eventualmente objeto de declaração no Siscoserv.   17.                            No  que  concerne  especificamente  aos  serviços  de  transporte,  observe-se que, pelo contrato de transporte alguém  se obriga, mediante retribuição, a transportar, de um lugar para outro, pessoas ou coisas (Código Civil, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, art. 730).  No  transporte  de  coisas,  quem  assume  a  obrigação  de  transportar  deve  emitir  o conhecimento de carga (idem, art. 744), cuja existência faz presumir a conclusão do contrato, e  entregar  o  bem  ao  destinatário  indicado  pelo  remetente  (tomador  do  serviço),  sendo  algo externo  ao  contrato  de  transporte  a  relação  entre  remetente  e  destinatário,  que  podem  ser, inclusive, a mesma pessoa. 18.                            Ou seja, prestador de serviço de transporte de carga é alguém que se obriga com  quem  quer  enviar  coisas  (tomador  do  serviço)  a  transportá-las  de  um  lugar  para  outro, entregando-as a quem foi indicado para recebê-las. A obrigação se evidencia pela emissão do conhecimento de carga.                                                                                                                                                   4  
———————– Page 5———————– Solução de Consulta n.º 10.027                                                                                                        SRRF10/Disit Solução                                                                                                                                               Fls. 49                                                                                                                                                            19.                            Note-se,  entretanto,  que,  com  frequência,  a  contratação  de  serviços  de transporte  de  carga  é  uma  transação  que  envolve  vários  “atores”  executando  diferentes “papéis”. 20.                              A transação mais simples, com apenas dois “papéis”, seria aquela em que o  remetente  da  carga  contrata  diretamente  aquele  que,  de  fato,  realizará  o  transporte  (o transportador efetivo) –  sendo irrelevante sob que regime jurídico o transportador dispõe do veículo. 21.                             O  comum,  porém,  é  que  o  obrigado  a  transportar  não  seja  operador  de veículo, devendo, portanto,  subcontratar um transportador efetivo (ou mais de um, conforme a necessidade). Ou seja, ao mesmo tempo presta e toma o serviço de transporte. A praxe é que agrupe as cargas de seus clientes dirigidas ao mesmo local de destino como uma só remessa, obtendo junto ao transportador efetivo um só conhecimento para todo o grupo.   21.1.                           Este   acobertamento   de   vários   conhecimentos   sob   um   único   outro   é chamado de “consolidação” (e quem o realiza, subcontratando o serviço efetivo de transporte, é consolidador). Há diversas referências ao consolidador na legislação aduaneira, em especial, a definição  explícita,  para  o  transporte  marítimo,  do  art.  2º,  inciso  II,  da  Instrução  Normativa RFB nº  800, de 27 de dezembro de 2007, que dispõe sobre o controle aduaneiro informatizado da movimentação de embarcações, cargas  e unidades de carga nos portos alfandegados  (“II- consolidação  de  carga,  o  acobertamento  de  um  ou  mais  conhecimentos  de  carga  para transporte sob um único conhecimento genérico, envolvendo ou não a unitização da carga”); e do Anexo Único da Instrução Normativa RFB nº 1.471, de 30 de maio de 2014 (que dispõe sobre o Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante – AFRMM), que se vale da mesma definição. Esclarece-se que, nesta solução, não  se usa o termo consolidação no sentido de unitização (agrupamento físico) de carga. 21.2.                           O   conhecimento   que   acoberta   é   dito   “genérico”   ou   “master”,   e   os conhecimentos              acobertados,           de    “filhotes”         ou     “houses”.         É     importante          notar      que      no conhecimento genérico é o consolidador que consta como remetente. 21.3.                           No  local  de  destino,  quem  constar  como  destinatário  do  conhecimento genérico  deverá providenciar  a “desconsolidação”, ou seja, tornar  cada conhecimento filhote   disponível ao respectivo destinatário. 21.4.                           É  admissível  que  o  consolidador  subcontrate  outro  consolidador  e  assim por   diante,   podendo   se   formar   uma   cadeia   de   consolidadores   entre   o   remetente   e   o transportador efetivo. 22.                             Por   fim,   tanto   o   remetente   ou   destinatário,   de   um   lado,   quanto   o consolidador  ou  transportador  efetivo,  de  outro,  podem  contratar  uma  pessoa  jurídica  para, agindo   em   nome   daqueles,   representá-los   perante   os   demais   atores   e   as   autoridades aduaneiras e de transporte.   22. 1.                          Esse      “ator”,       quando         representa           o     importador           ou     o     exportador, contratando  o  serviço  de  transporte  em  nome  de &nbs p;qualquer  destes,  é  designado  de  agente  de carga pelo § 1º do art. 37 do Decreto-Lei nº 37, de 18 de novembro de 1966, in verbis:                                 Art. 37. (…)                                                                                                                                                      5  
———————– Page 6———————– Solução de Consulta n.º 10.027                                                                                                    SRRF10/Disit Solução                                                                                                                                            Fls. 50                                                                                                                                                                                       § 1º O agente de carga, assim considerada qualquer pessoa que, em nome do                                importador ou do exportador, contrate o transporte de mercadoria, consolide ou                                desconsolide cargas e preste serviços conexos, e o operador portuário, também                                devem  prestar  as  informações  sobre  as  operações  que  executem  e  respectivas                                cargas. (Redação dada pela Lei nº 10.833, de 29.12.2003) 22.2.                          Contudo,  no  transporte  marítimo,  também  é  agente  de  carga,  segundo  o caput  do  art.  3º  da  IN  RFB  nº  800,  de  2007,  o  representante,  no  Brasil,  do  consolidador estrangeiro:  “O  consolidador  estrangeiro  é  representado  no  País  por  agente  de  carga.”  De acordo com o parágrafo único desse artigo, “O consolidador estrangeiro é também chamado de Non-Vessel Operating Common Carrier (NVOCC)”.   22.2.1.                        Essa  relação  de  representação  é  indicada  pela  carta  de  apontamento, conforme consta no art. 21, inciso III, item 7, da Norma Complementar nº 1, de 18 de março de 2008, aprovada pela Portaria MT nº 72, de 18 de março de 2008, do Ministério dos Transportes (que  disciplina  o  uso  do  Sistema  Eletrônico  de  Arrecadação  do  Adicional  ao  Frete  para  a Renovação da Marinha Mercante – “Mercante”). 22.3.                          É importante enfatizar que aquilo que a legislação citada chama de agente de carga é o “papel” ou função de representante, e não uma espécie de empresa caracterizada por uma atividade particular – logo, não se identifica um agente de carga apenas, por exemplo, por  sua  razão  social  ou  código  CNAE  (Classificação  Nacional  de  Atividades  Econômicas), sendo preciso verificar, em cada transação, se a empresa está representando o remetente ou o consolidador. 22.4.                          Nada impede que a empresa que exerce o papel ou função de representante também preste, a seus representados ou não, serviços auxiliares administrativos e operacionais anteriores ou posteriores à operação de transporte, incluindo os atos materiais necessários para consolidação  e  desconsolidação,  como,  por  exemplo,  a  inserção  de  dados  nos  sistemas  de controle  informatizados  da  RFB  (Siscomex-Carga  ou  Mantra).  Pode  até  mesmo  prestar  ao consolidador o serviço de agenciamento, no sentido do art. 710 do Código Civil, promovendo os negócios dele em zona determinada, e fechando contratos em nome do consolidador (caso tenha recebido poderes para tanto). 22.5.                          Contudo, se esta mesma empresa assumir o compromisso de transportar a coisa,  emitindo um conhecimento, então não atuará como agente de carga (nas acepções do Decreto-Lei nº 37, 1966, e da IN RFB nº 800, de 2007), mas como consolidador. 23.                            Cabe notar, ainda, que o destinatário de um  conhecimento genérico pode realizar,  em  nome  próprio,  como  prestação  de  serviço  ao  consolidador,  a  desconsolidação. Neste  caso,  não  atua  como  agente  de  carga  na  acepção  acima,  sendo  melhor  designar  esse “papel” como agente desconsolidador (que pode outrossim contratar alguém para representá- lo e executar os atos materiais pertinentes). 24.                            Assim, em uma transação com todos os atores, tem-se, de um lado, uma cadeia   de   prestações/tomadas   de   serviço   de   transporte   envolvendo   o   remetente,   o(s) consolidador(es)  e  o(s)  transportador(es)  efetivo(s)  e,  de  outro,  em  paralelo,  cada  um  desses tomando de terceiros  serviços auxiliares  que lhes facilitem cumprir suas obrigações relativas ao contrato de transporte, inclusive a desconsolidação (a exata designação e classificação de tais  serviços  não  são  objeto  desta  solução).  Esses  terceiros  exercem  a  função  de  agente  de carga, no sentido aqui exposto, se agirem em nome de quem os contrata.                                                                                                                                                  6  
———————– Page 7———————– Solução de Consulta n.º 10.027                                                                                                               SRRF10/Disit Solução                                                                                                                                                       Fls. 51                                                                                                                                                                   25.                               Portanto,   o   agente,   na   condição   de   representante   do   importador,   do exportador ou ainda do transportador (itens 22.1 e 22.2), não é tomador ou prestador de serviço de transporte, uma vez que age em nome de seus representados. Mas será prestador ou tomador de serviços auxiliares, quando o fizer em seu próprio nome. 26.                               Quanto  ao  pedido  para  que  “seja  reconhecida  a  inexigibilidade  da  multa aplicável, conforme o artigo 10 da IN 1.396 de 17/09/2013”,  ele constitui matéria estranha ao processo  administrativo  de  consulta  (sobre  “dispositivos  da  legislação  tributária  aplicáveis  a fato determinado” –  art. 46, caput, do Decreto nº 70.235, de 6 de março de 1972), o qual tem por escopo unicamente dirimir dúvidas do sujeito passivo acerca da interpretação ou aplicação da legislação tributária.   26.1.                            Não obstante isso, em relação a esse assunto, cabe  destacar as disposições contidas nos arts. 11 e 16 da referida  Instrução  Normativa RFB nº 1.396, de 2013, os quais assim prescrevem (sublinhou-se):                                  Art. 11. A consulta  não suspende o prazo para recolhimento de tributo retido na                                  fonte ou autolançado, antes  ou depois de sua apresentação, nem para entrega de                                   declaração de rendimentos ou cumprimento de outras obrigações acessórias.                                  Art.  16.  Ressalvado  o  disposto  no  art.  11,  nenhum  procedimento  fiscal  será                                   instaurado  contra o sujeito passivo relativamente à espécie consultada,  a partir                                   da  apresentação  da  consulta  até  o  30º  (trigésimo)  dia  subsequente  à  data  da                                   ciência da solução da consulta. Conclusão 27.                               Diante   do   exposto,   responde-se   ao   consulente   que   o   importador   de mercadorias,            residente         ou      domiciliado            no     Brasil,       que      adquirir        serviço        de     transporte internacional de residente ou domiciliado no exterior, deve registrar esse serviço no Siscoserv, ainda  que  sua  aquisição  tenha  ocorrido  por  meio  de  intermediário,  que  age  em  nome  do tomador ou prestador dos serviços, nos limites dos poderes a ele conferidos.                                         À consideração da revisora.                                                               [Assinado digitalmente.]                                        LOURDES TERESINHA ROSSONI LUVISON             &n bsp;                                              Auditora-Fiscal da RFB                                                                                                                   De acordo. À consideração superior.                                                                                                 [Assinado digitalmente.]                                                              CASSIA TREVIZAN                                                            Auditora-Fiscal da RFB                                                                                                                                                              7  
———————– Page 8———————– Solução de Consulta n.º 10.027                                                                                                                                                          SRRF10/Disit Solução                                                                                                                                                                                                     Fls. 52                                                                                                                                                                                                                   Ordem de Intimação                                             Aprovo  a  Solução  de  Consulta  e  declaro  sua  vinculação  às  Soluções  de Consulta Cosit nº 66, de 14 de março de 2014, e nº 257, de 26 de setembro de 2014, com base nos arts. 22 e 24 da Instrução Normativa RFB nº 1.396, de 16 de setembro de 2013. Publique- se  e  divulgue-se  nos  termos  do  art.  27  da  Instrução  Normativa  RFB  nº  1.396,  de  16  de setembro de 2013. Dê-se ciência ao consulente.                                                                                                                                                                              [Assinado digitalmente.]                                                                   IOLANDA MARIA BINS PERIN                                                  Auditora-Fiscal da RFB – Chefe da SRRF10/Disit                                                                                                                                                                                                               8]]>